Entenda a diferença entre POUPAR e INVESTIR

Quais os seus planos para o futuro? Trocar de carro? Comprar a casa dos sonhos? Viajar o mundo inteiro, abrir seu próprio negócio, ter uma aposentadoria confortável?
Se você pensa no futuro, pensar em investimentos deve ser obrigatório. Guardar e aplicar dinheiro de forma inteligente é fazer com que seus recursos trabalharem a favor dos seus objetivos, em todas as etapas da vida.
Investir não é apenas juntar mais dinheiro; o verdadeiro motivo deve ser a realização dos seus sonhos.

A DIFERENÇA ENTRE POUPAR E INVESTIR

Você recebe seu salário do mês e separa uma parte para deixar guardado. Isso é POUPAR, o que é uma coisa boa, mas não gera crescimento do seu patrimônio apenas por estar ali. Se no próximo mês você guardar a mesma quantia, irá somar com o que já estava guardado e terá um valor maior, mas esse dinheiro não terá lhe rendido nada – apenas deixou de ser gasto.  Ao fazer isso você simplesmente deixa seu dinheiro parado, acumulando.

INVESTIR dinheiro é deixar de gastar uma quantia disponível hoje, usando-a para receber um valor maior no futuro. Seu dinheiro não fica “parado”, ele é aplicado de forma a gerar renda, por um período de tempo, através de juros. Ou seja, o investimento traz a possibilidade de crescimento do seu patrimônio. Saber investir é usar o dinheiro de forma inteligente.

[images style=”0″ image=”http%3A%2F%2Fwww.voceprodutivo.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F07%2FAnsel-Adams-1.png” width=”1024″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

OS PRIMEIROS PASSOS

Antes de pensar nas suas opções de investimento (e acredite, não são poucas), é necessário que você pense com clareza e defina alguns pontos importantes:


1 – Defina o seu PERFIL DE INVESTIDOR

Os 3 tipos mais comuns  são: o CONSERVADOR, o MODERADO e o AGRESSIVO. Apesar da maioria das pessoas se encaixarem em um destes, é possível que você tenha um perfil balanceado (conservador/moderado, moderado/agressivo, outros). Cada perfil tem um comportamento diferente em relação a dinheiro.

O Investidor CONSERVADOR
Prefere o caminho mais seguro e previsível. Opta em aplicar quase sempre em investimentos de baixo risco.

O Investidor MODERADO
Gosta da segurança dos investimentos de baixo risco, mas também aplica uma parte do seu capital em investimentos de risco maior.

O Investidor AGRESSIVO
Tem como prioridade obter o máximo de retorno possível, geralmente assumindo riscos altos.

2 – Defina o PORQUÊ e por QUANTO TEMPO

Qual seu objetivo? Trocar de carro daqui há 18 meses? Ou ter uma aposentadoria tranquila daqui há 20 ou 30 anos?
Se sua meta financeira for de curto prazo, será necessário economizar mais dinheiro em pouco tempo. Já em uma meta de longo prazo, pequenas economias podem fazer uma grande diferença no final. É importante ter em mente que para cada prazo, existe um ou mais tipos de investimentos que podem fazer você chegar ao seu objetivo de forma  mais eficiente.

ESCOLHENDO SUA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO

Agora que você já definiu seu perfil de investidor, pensou porque e por quanto tempo irá investir, o próximo passo é escolher o melhor tipo de investimento para alcançar seus objetivos.

Vamos tratar deste assunto de forma simples e fácil entendimento AQUI, inclusive te orientando sobre como fazer para se aprofundar mais neste assunto e poder começar a investir de forma segura e sem medo.

Se você gostou desta publicação ou tem alguma dúvida, fique à vontade para deixar seu comentário.
Compartilhe!

Se cadastre na minha lista VIP

marcelo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *