O que é MINDSET e como ele define a sua vida

Mindset, traduzido de forma simples do inglês, quer dizer “configuração mental”. Podemos dizer que é a forma como sua mente está programada para perceber o mundo ao seu redor. E é a partir desse jeito predeterminado de pensar que todas as nossas ações serão tomadas.
Também pode ser definido como o conjunto de crenças instalado em nossa mente que moldam a forma com qual encaramos a vida, reagimos aos assuntos, ambientes, pessoas… ou seja, a forma pela qual reagimos aos estímulos e situações externas.

Veja abaixo a definição de Conrado Adolpho, um dos maiores nomes do país em marketing digital e empreendedorismo, sobre o assunto:


A INFLUÊNCIA DO SEU MINDSET NA SUA VIDA

O jeito como você pensa guia seus passos. Muitos afirmam que esse é o principal motivo pelo qual muitas pessoas tem sucesso em negócios, por exemplo, e outras não. Isso faz muito sentido! Autores famosos como T. Harv Eker (do livro Os Segredos da Mente Milionária), Robert Kiyosaki (do livro Pai Rico, Pai Pobre) e outros tantos escritores de best-sellers sobre sucesso têm um ponto em comum em seus livros: o seu mindset define sua vida.
Você já deve ter ouvido falar sobre pessoas que ganharam milhões na loteria e conseguiram voltar à estaca zero após gastar todo o dinheiro. Ou a talvez conheça a história de alguém que perdeu todo seu patrimônio após investir em um negócio que não deu certo. O motivo? Mindset errado. O sortudo da loteria não estava com a mente preparada para lidar com dinheiro, assim como o empresário fracassado não pensou em se preparar para o mercado antes de mergulhar de cabeça em um negócio incerto.

O SEU MINDSET DEFINE SUAS CONQUISTAS


Se nossas ações são guiadas pela forma como pensamos (pensamento leva a um sentimento, que leva a uma ação, que leva a um resultado), é válido dizer que grande parte dos sucessos e fracassos em nossas vidas dependem do nosso mindset, nosso conjunto de crenças dominantes. Não tem segredo: se você acredita que é capaz de alguma coisa, já está à frente de qualquer pessoa que pensa o contrário sobre si mesma.
 Se você começar um projeto já pensando que é muito difícil ou quase impossível de alcançar um objetivo, as chances de que você já tenha se condenado a falhar desde o início são altíssimas.


É POSSÍVEL MUDAR MINHAS CRENÇAS?

Sim! É possível.
Possível, mas não acontece da noite pro dia e muito menos com pouco esforço. Requer, entre outras coisas, criar o hábito de ajustar constantemente o seu foco para o que realmente importa.

O primeiro e mais importante passo é: reconhecer qual seu mindset atual.
Pare um instante para pensar e identificar de que forma você tem encarado as situações e que atitudes tem tomado diante dos problemas. Uma maneira simples de fazer isso é lembrar da última dificuldade que você teve em alguma situação importante na sua vida. Qual foi sua reação? O que você fez para resolver o problema? Desistiu por que ia dar muito trabalho?

O segundo passo é: buscar conhecimento.
Não sabe o que é ou como faz? Vá atrás de saber. Buscar informação não é tão difícil na era da internet.

Imagine que você é uma pessoa que ganha dinheiro e tem vontade de investir, mas nunca o fez porque acha isso um assunto muito complicado:
“minha vida financeira tá uma bagunça, tenho vontade de começar poupar e investir mas não tenho a mínima ideia de por onde começar, não tenho ideia do que significam aquele monte de termos – renda fixa, passiva, inflação, ativos, etc – isso é só pra contadores e banqueiros”
Não sabe o que é renda fixa? Procure no Google! Não sabe o que é tesouro direto? Procure no Google! Não sabe… Procure!

Procure no Google, compre um livro relacionado ao assunto, faça um curso, comece a se interessar mais e ler sobre o assunto. Em último caso, se for algo muito específico ou fora do seu alcance, no mínimo você vai encontrar alguém qualificado pra te ajudar, e fazendo isso já terá dado um passo à frente. De qualquer forma já estará melhor do que se tivesse mantido o pensamento negativo de que é muito difícil resolver seu problema.

Uma vez ciente das suas crenças dominantes, caso identifique que elas têm te atrapalhado, é hora de tomar atitude e mudar! Corra atrás do conhecimento que vai te levar à conquista dos seus objetivos.

Então eu te pergunto:
Qual seu mindset atual? Qual mindset você deseja desenvolver daqui em diante?
Compartilhe nos comentários sua resposta!

Se cadastre na minha lista VIP

marcelo

Website:

1 Comentário

  1. Muito bacana o texto! Li o livro do Segredos da Mente Milionária e gostei muito disso que ele fala. ^^ Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *