Pare de pagar tarifas: tudo que você precisa saber sobre CONTA DIGITAL

 

Como foi quando você abriu sua conta no banco?
Você foi até uma agência, pegou uma senha, esperou sua vez, sentou frente a um atendente, entregou os documentos necessários, assinou algumas folhas… e pronto, conta feita. Mas em algum momento você foi orientado sobre o pacote de serviços que contratou junto? Não? Não se sinta mal. Você não foi o único.

A maioria de nós enxerga o banco como uma instituição cheia de regras complicadas e acaba por aceitar o que nos “empurram” na hora de abrir uma conta sem nem saber o porquê ou o quê  estamos contratando. E assim todos os meses aparecem taxas que vão corroendo o saldo, mesmo que você nem use todos os serviços disponíveis para sua conta. Basta dar uma olhada no seu extrato, você já deve ter se deparado com alguma tarifas desconhecidas.

(Consulte AQUI todos pacotes e valores cobrados pelos principais bancos)

De onde vem essas tarifas?

O que os bancos não contam é que o cliente não é obrigado a ter uma pacote de serviços tarifado.

EXISTE UM JEITO DE NÃO PAGAR MAIS NENHUMA TARIFA?

Sim. Há duas formas de se livrar delas:
1) solicitando um  PACOTE DE SERVIÇOS ESSENCIAIS
2) abrindo uma CONTA DIGITAL

Desde 2010, a gratuidade de contas bancárias que usam apenas serviços essenciais ou que são movimentadas exclusivamente por meios eletrônicos é regulamentada pela Resolução 3.919 do Banco Central. O que nos interessa aqui é o seguinte:

“É vedada (…) a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aqueles relativos a prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.”

Qual a diferença entre CONTA DIGITAL e pacote de SERVIÇOS ESSENCIAIS?

O pacote de serviços essenciais é bem limitado. Ele dá direito a poucas movimentações (04 saques, 02 extratos e 02 transferências entre mesmo banco por mês no guichê de atendimento ou caixa eletrônico) e até 10 folhas de cheques. É regulamentado pelo Banco Central e toda instituição financeira é obrigada a disponibilizar o pacote essencial para clientes Pessoas Física, quando solicitado.

A conta digital é igual uma conta corrente normal. Sua vantagem está em fornecer total liberdade nas suas movimentações (ex:  TEDs e DOCs gratuitos ilimitados), desde que você faça tudo por meio de internet ou caixas eletrônicos. Essa modalidade não disponibiliza cheques. Apesar de ser regulamentada pelo Banco Central, não é obrigatória às instituições. Portanto, apenas alguns bancos disponibilizam essa opção de conta.

Qual escolher?

Se você não utiliza muitos serviços bancários, usa menos de 10 cheques por mês (você só pagará se exceder essa quantia) e consegue se planejar, o pacote de serviços essenciais pode ser uma boa opção.

Se você não usa cheques, odeia filas de banco e adora a praticidade de resolver tudo pela internet, a CONTA DIGITAL certamente é a melhor opção.

(Veja AQUI uma tabela comparativa entre as duas opções)

Vale lembrar que não é possível ter ambas as contas no mesmo banco, então você terá que optar por uma. Pense bem antes de abrir uma conta digital. Se não houver dúvidas de que é o melhor pra você, vá em frente.

COMO FUNCIONA E COMO ABRIR UMA CONTA DIGITAL

Como já vimos, este tipo de conta é isento de tarifas, desde que suas movimentações sejam feitas exclusivamente por meios eletrônicos (internet banking, caixas de autoatendimento, aplicativos de celular, tablet e atendimento telefônico). Ou seja, desde que você faça tudo sem interação com funcionários do banco. Caso precise de atendimento pessoal nas agências, será cobrado pelo serviço de acordo com a tabela vigente.

  • Vantagens:
    – saques ilimitados (depende de cada banco) no caixa eletrônico e banco 24 horas;
    – extratos, transferências entre contas do mesmo banco, DOC e TED ilimitados,
    – cartão com função débito
  • Desvantagens:
    – sem talão de cheque (caso solicitado, é cobrado à parte)
    – caso habilite a função crédito do cartão, haverá cobrança de anuidade
    – o valor para TEDs e DOCs é baixo inicialmente (mas é possível aumentar através do site ou caixa eletrônico)
    – nenhum banco oferece conta digital para empresas

Como abrir?

Existem duas formas:

 pela internet (caso não seja correntista)
– diretamente na agência (na qual você já abriu conta, caso seja correntista)

 A documentação para abertura é a mesma necessária para uma conta tradicional: RG, CPF, comprovantes de renda e residência. Não é possível ter duas contas diferentes no mesmo banco, então, ao aderir à conta digital você automaticamente cancela seu pacote de serviços tradicional.

Dos principais bancos no Brasil, apenas 3 oferecem a conta digital:


itau
No ITAÚ a conta eletrônica é chamada de iConta.
Confira AQUI a tabela dos serviços inclusos.

bradesco
No BRADESCO, a conta digital é chamada de DigiConta.
É possível fazer praticamente tudo utilizando o internet banking, o Bradesco Celular, o Fone Fácil e os caixas eletrônicos. O cliente também recebe informações sobre sua conta corrente por e-mail periodicamente.
Cofira AQUI a tabela com so seviços.

images (1)
No BANCO DO BRASIL esse serviço antes se chamava Pacote Digital BB, agora mudou o nome para Pacote Conta Eletrônica. O Banco oferece mais de 280 serviços nos caixas eletrônicos, aplicativo BB e internet banking.

Além dos 03 bancos conhecidos citados acima, existe um banco menor que também oferece esse serviço:

images
O BANCO INTERMEDIUM oferece a Conta Digital Intermedium, que pode ser aberta pela internet, aparentemente sem muita dificuldade como nos grandes bancos. Você só precisa preencher os formulários, enviar por e-mail e aguardar a confirmação.

 


Agora vamos falar da parte complicada…

OS BANCOS NÃO QUEREM QUE VOCÊ USE UMA CONTA DIGITAL

Sim, infelizmente essa é a verdade. Os grandes bancos parecem gostar de dificultar a vida do cliente quando o assunto é este. Principalmente se você quiser migrar sua conta corrente normal (que paga algum pacote de serviço mensal) para a isenta de tarifas. E o motivo é simples: os bancos perdem dinheiro com as contas digitais. Duvida? Pergunte ao gerente do seu banco sobre a existência da conta digital.

Veja AQUI  e AQUI publicações  onde  o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) confirma isso.


COMO DRIBLAR OS OBSTÁCULOS  DOS BANCOS E TER A SUA CONTA DIGITAL

Dicas:
1)  Imprima a resolução nº 3919/2010 do Banco Central (clique AQUI para baixar)
2) Imprima a tabela que comprova a existência do pacote digital no banco de sua escolha
(BAIXE: ITAU  / BRADESCO  / BANDO DO BRASIL)
3) Vá preparado! Leve o que imprimiu e seja educadamente insistente. Cobre o que é direto seu.

Antes de tudo, você irá precisar de paciência. Pode ser que você dê sorte e consiga na primeira tentativa, mas nem sempre é assim. Eu mesmo precisei “bater o pé” na agência do Banco do Brasil quando fui migrar minha conta. O primeiro atendente me informou que esta conta não existia, depois se fez de desentendido e depois disse que não faziam este tipo de procedimento naquela agência. Eu insisti que só sairia dali quando resolvessem meu pedido e mostrei a cópia da resolução do Banco Central e a tabela de serviço da conta digital do Banco do Brasil.
Resumindo: 01 hora depois e já conversando com outro atendente, consegui migrar a conta sem problemas. O segundo atendente informou que a maioria dos funcionários nem mesmo sabem dessa conta, ou são instruídos a não fazerem o procedimento.

 

E você? Já migrou para uma conta digital ou conhece alguém que o fez? Deixe seu comentário e conta sua experiência! Compartilhe!

 

 

Se cadastre na minha lista VIP

marcelo

Website:

1 Comentário

  1. Aline Freitas

    Informações valiosas!!! Sou correntista do banco do brasil e estou tentando migrar para a conta digital ou pacote eletrônico, porém já fui la na agência 2 vezes somando 4 horas de espera para falar com o gerente e NADA! Simplesmente eles dizem que não sabe da existência desse pacote, mesmo eu afirmando que tenhos amigos que tem esse tipo de conta no banco e mesmo eu mostrando no celular a propagando do próprio site! É inacreditável, ficam um tempao olhando a tela do pc enrolando e simplesmente só repetem que não sabem do que se trata o que eu estou falando! Confesso que estou decepcionada e a ponto de cancelar minha conta no bb, mas vou seguir as dicas e levar a lei e a propaganda impressa e vamos ver o que acontece. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *